top of page

Por onde passa a Responsabilidade Social...




Quando pensamos em responsabilidade social das empresas, associamos aos benefícios que estas podem ganhar no âmbito do marketing, o que de certa forma, pode tornar questionável o real interesse por uma causa. Já para não falar nas causas sociais de “modas”.

Sabemos que, a principal preocupação das empresas é a sua própria sustentabilidade,

gerar negócio para manter a saúde financeira equilibrada e progredirem.

Contudo, também sabemos que, o seu potencial de organização tem outras capacidades além de gerar negócios.

O genuíno interesse das empresas por uma causa tem de estar, antes de mais, incutida na estrutura da própria organização. A título de exemplo, como uma empresa pode participar numa campanha de reciclagem se a própria não põe em prática essa ação?


Como podemos exercer a responsabilidade social na própria empresa?

Basta estarmos atentos e observarmos. Seguem alguns exemplos:


· A forma como gerimos recursos.

A impressão em papel nem sempre é necessária.

As deslocações em veículos motorizados para as reuniões externas quando podemos fazer online.

A otimização de energia, não obter gastos quando não é necessário, por exemplo, recorrer a sistemas com sensores de presença para a iluminação.


· O valor que reconhecemos em cada colaborador.

O reconhecimento de que as empresas são as pessoas, o seu esforço diário e o seu trabalho. Do mesmo modo, as condições que esta possibilita, nomeadamente, a formação, para que os colaboradores possam desenvolver as suas aptidões e contribuir com uma melhor prestação.

Darmos importância às suas ideias e opiniões e despoletar debates entre os vários departamentos para o encontro de ideias sobre diferentes temáticas.


· O exemplo vem de cima

A forma como a direções das empresas se expressam, e a postura que adquirem perante questões sociais e humanitárias da atualidade. Como sensibilizam e transmitem tais valores aos seus colaboradores?


· A ética

É o que define os valores da cultura organizacional, crucial para um bom funcionamento

de interrelação dos demais intervenientes.


· Espírito de equipa e interajuda

Comprovadamente, um trabalho conjunto é muito mais proficiente e produtivo, pois, os variados contributos geram resultados mais ricos.


Com estes pilares implementados na nossa organização profissional, podemos integrar, mais conscientemente, projetos em que demonstremos a nossa responsabilidade social

face às questões globais atuais que requerem atenção:

Alterações climáticas, crises humanitárias, a pobreza, a desigualdade social, a educação,

a ecologia e os fenómenos pandémicos.

Olhar para estes tópicos e tentarmos perceber, de que forma podemos contribuir? Como

a nossa empresa pode ser responsável por uma ação que favoreça a melhoria das situações referidas?

O pouco que cada um pode fazer, torna-se um todo de grandiosidade de boas soluções.



De momento, a responsabilidade social da WorkGroup passa por sensibilizar sobre a importância da vacina para defrontar este vírus avassalador. Todos os nossos colaboradores estão quase com a imunização completa.

Portanto, sendo esta mensagem da nossa inteira responsabilidade aqui fica o nosso apelo:

A vacinação é a solução para os negócios continuarem proliferar.


Σχόλια


bottom of page